fbpx
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Aplicação do Project Zero, de Harvard, na Metodologia Positiva Ethos

Desde sempre, Harvard é referência de ensino. E não somente por ter ótimos professores e aulas, mas também por estudar, a fundo, o ato de ensinar e de aprender. É por isso que a Escola Ethos busca basear seus pilares da Metodologia Positiva Ethos em teorias desenvolvidas em grupos de estudos que nascem na instituição, assim como o Project Zero.

Project Zero – ensino das competências do século XXI

O Project Zero foi criado nos anos 1960 na Universidade de Harvard e reúne especialistas em educação voltados para o ensino das principais competências pedidas pelo século XXI. A experiência em sala de aula é usada como base prática para estudos teóricos da educação. Após o aprofundamento e suas evoluções, novas técnicas voltam para a sala de aula, buscando sempre o desenvolvimento dos métodos pedagógicos e colocando a teoria em prática.

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo em 2018, Howard Gardner, diretor-sênior do Project Zero, diz que “a maioria dos estudos são sobre educação e aprendizagem. Tentamos compreender o conhecimento disciplinar, conhecimento interdisciplinar, desenvolvimento cívico, raciocínio ético, inteligência, criatividade e liderança”.

Escola Ethos – aplicação de teorias de Harvard

Na Escola Ethos, aplicamos conceitos e técnicas que trazem o aluno para a reflexão, não deixando somente o professor como o centro da aprendizagem do conteúdo. Compreendemos que as crianças possuem inteligências e habilidades diferentes e a escola pode contribuir para o seu desenvolvimento.

Um bom exemplo são as aulas invertidas – flipped classroom – que são muito usadas na Ethos: o aluno pesquisa, estuda e elabora suas dúvidas para só depois o professor debater o conteúdo em sala. Isso faz com que o estudante seja o protagonista e seja incentivado a progredir.

Devemos lembrar que uma escola é também uma empresa. Por isso também temos cursos de gestão e administração feitos em Harvard e Stanford, no Vale do Silício, garantindo melhor organização do negócio e do serviço oferecido.

Metodologia Positiva Ethos

Todos esses conceitos são aplicados na Metodologia Positiva Ethos. Além da flipped classroom, o professor Ethos não pode usar apenas o livro didático para ensinar e busca sempre fazer associações do conteúdo com a vida. O interesse pelos conteúdos está diretamente ligado à funcionalidade dele, e a criança Ethos vai perceber que tudo que se aprende na escola você usará no seu dia a dia.

Se quiser saber mais sobre a Metodologia Positiva Ethos, leia nosso texto Metodologia Positiva Ethos – O que é e como aplicamos.

Somos uma escola tradicional que não tem medo de inovar. Por isso buscamos sempre estudar e compreender o mercado da educação, nos mantendo em movimento constante, assim como nossas crianças.

Clique aqui e confira a entrevista completa de Howard Gardner para a Gazeta do Povo.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades.

Publicações recentes

Nada melhor do que um bom planejamento para organizar as atividades do dia a dia. Acompanhe a rotina acadêmica dos seus filhos clicando aqui!

Fale conosco!

    Escola Ethos

    Av. T-3, Quadra 171A, Lote 2E
    1816 – St. Bueno, Goiânia – GO,
    74215-095, Brasil

    © 2021 Todos os direitos reservados ESCOLA ETHOS LTDA.
    CNPJ: 05.328.346/0001-37