Entenda qual é a diferença entre Educação Infantil e Ensino Fundamental

Você, pai ou mãe, durante a busca para uma escola para o seu filho já deve ter se perguntado: afinal, qual é a diferença entre educação infantil e ensino fundamental?

Além da questão da idade, esses dois tipos de ensino são voltados para fases diferentes da criança e isso têm grande impacto no seu aprendizado.

Na Educação Infantil, o objetivo é desenvolver as crianças de 0 a 5 anos de uma forma completa, ou seja, abrangendo diversos aspectos da educação além do acadêmico.

É nessa fase que a criança será estimulada a conhecer a si mesma e o espaço (Escola e Família) onde vive, além de aprender sobre regras de convivência e cooperação para se desenvolver socialmente com crianças da sua idade (alunos) e adultos mentores (pai e professores).

Todo esse trabalho acontece em ambiente seguro, afetivo e humano, adequado para a faixa etária da criança, incluindo atividades musicais, psicomotoras e sensoriais e com brincadeiras e estratégias desafiadoras.

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover um desenvolvimento integral.

Já o Ensino Fundamental funciona de uma forma diferente. Nessa fase, os professores estabelecem maiores expectativas em relação ao desenvolvimento dos alunos, possibilitando um desempenho de alta performance que irá contribuir grandemente para a formação das crianças.

As áreas de conhecimento são trabalhadas de forma interdisciplinar em projetos pedagógicos, onde o aluno se vê como parte integrante e transformadora da sociedade, conseguindo reconhecer e reproduzir normas de boa convivência, respeito, solidariedade e democracia em ações constantes de cidadania.

O mais interessante é que nesse processo, o aluno participa da criação de atividades e ações, criando uma verdadeira rede de colaboração. Aliás, até mesmo o currículo didático pode ser flexível e atender às necessidades e curiosidades dos alunos.

As crianças possuem muitos questionamentos e curiosidades (ainda bem!) e nem todas as respostas estão no ensino tradicional. É preciso ir além, para fazer diferente e criar uma forma de educar que seja realmente transformadora.

É esse o trabalho que a Escola Ethos faz e você pode conhecer mais sobre nós clicando aqui.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba todas as novidades.

Publicações recentes