Maneiras de entender e ajudar uma criança a lidar com a timidez

Primeiramente, é importante falar que a timidez não é uma doença, ela é uma característica da personalidade de cada pessoa. Em crianças, essa característica costuma causar muita preocupação nos pais.

Contudo, mesmo não sendo considerada uma doença, a timidez em crianças precisa de uma atenção redobrada, pois em excesso pode representar um obstáculo ao realizar algumas tarefas simples do dia-a-dia.

Quando a timidez se torna um problema?

Uma dúvida muito comum é saber quando a timidez pode se tornar um problema na vida da criança. Por isso é importante observar a forma na qual a criança se relaciona com os outros ao seu redor.

Alguns sinais de alerta são perceptíveis como o fato da criança preferir realizar atividades sempre sozinha ou precisar sempre do incentivo dos pais para comunicar-se. Além disso, outros sintomas como gagueira e vermelhidão podem ser um sinal preocupante.

O excesso de timidez torna-se um problema quando ao observar os sinais percebe-se que isso prejudica relações sociais e afetivas e tira oportunidades da criança podendo desencadear doenças como crise de ansiedade e depressão.

Como lidar e ajudar a timidez excessiva de uma criança

Antes de tudo, a ajuda que a criança precisa receber deve vir da família que são as pessoas mais próximas, ou seja, os pais são essenciais no processo de ajudar a criança a lidar com a timidez. Isso deve ser feito com o estímulo do diálogo dentro de casa, através de brincadeiras didáticas.

É importante também que a criança se sinta motivada a querer falar sobre seus sentimentos, sobre o que gosta de fazer, o que a deixa feliz.

Os pais como os primeiros educadores devem transmitir o sentimento de segurança e afeto, evitando críticas e opressões em consequência da timidez.

A timidez infantil no ambiente escolar

Um dos locais onde a timidez em excesso pode prejudicar o desenvolvimento da criança é a escola. Essa característica da timidez se torna um sinal de alerta quando frequentar a escola se torna uma tortura para a criança.

Por outro lado, é preciso saber identificar a diferença da timidez normal de uma excessiva. Nem sempre a timidez deve ser preocupante. Por exemplo, em algumas situações isoladas como falar em público ou ao conhecer pessoas novas, é normal que a criança se sinta um pouco tímida e receosa no primeiro contato.

Ajuda escolar, dos pais e profissional

Os pais, como falamos acima, são os primeiros educadores, então essa ajuda deve partir primeiramente deles. Eles devem estar sempre atentos, conversar com o professor para saber o desenvolvimento da criança dentro da sala de aula, são pontos fundamentais para entender e lidar com a timidez de uma criança.

Aqui na Ethos, estamos sempre em contato com os pais para tirar quaisquer dúvidas. Nossas práticas didáticas têm por objetivo estimular, interagir e ajudar no desenvolvimento das crianças.

Sobretudo, o acompanhamento com um psicólogo também pode ser útil para ajudar a criança no seu autoconhecimento. Existem profissionais capacitados para lidar com esse tipo de situação. Além disso, a timidez infantil pode ser uma fase, causada por um bloqueio emocional.

Desenvolva atividades que a criança goste e que estimule a criatividade conforme as fases de crescimento. Apoie dinâmicas com outras crianças. Tente sempre orientá-las com calma e confiança para que elas sintam confiança em vocês pais, professores. E principalmente nelas mesmas.

O que achou do conteúdo? Clique aqui e entenda mais sobre a Metodologia Positiva Ethos, o que é, e como aplicamos.