O ensino e a aprendizagem na Escola Ethos

A Escola Ethos fundamenta o cuidar e o educar na abordagem socio-interacionista de Lev S. Vygotsky, que tem como base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Tudo isso é feito com uma abordagem colaborativa, uma abordagem de ensino na qual as crianças trabalham divididos por pequenos grupos em atividades de aprendizagem.

O principal ponto dessa abordagem é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio e com o outro, criando uma verdadeira uma rede de colaboração de ideias e conhecimento, onde o professor é parte integrante desta rede e mediador deste processo. Aqui, o aluno não é apenas o sujeito da aprendizagem, mas também aquele que contribui com suas ideias e pesquisas, aprende junto a outras pessoas valores, linguagem e o próprio conhecimento. Entendemos a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.

Acreditamos que, ao trabalharmos a aprendizagem e as relações de forma prazerosa, utilizando projetos em que os conhecimentos são aplicados através de ações reais e no meio em que o aluno vive, é que surge a verdadeira aprendizagem.

Na Ethos, buscamos a independência e a autonomia na construção do conhecimento e acreditamos que a cooperação, a ação cidadã e as noções de direitos e deveres no dia a dia escolar, possibilitam um exercício importante e fundamental para a democracia em sociedade.

Nossa pedagogia, em busca da constante inovação, não se atém a um só método. Utilizamos a proposta pedagógica sociointeracionista, que nos prova que os alunos aprendem através das mediações do outro (colegas, livros, mídias, professor, familiares) em trocas significativas.

Acima de tudo, entendemos que crianças são pessoas, com seus próprios anseios, desejos e perspectivas, e reconhecemos que para o desenvolvimento de sua personalidade de forma harmoniosa, nossos alunos devem crescer em um clima de felicidade, amor e união.

Temos a preocupação em possibilitar situações que levem a criança a avançar de um nível de desenvolvimento para outro, transformar conhecimentos espontâneos em científicos, que façam sentido e sejam necessárias à vida, utilizando de informações globalizadas, tecnológicas, ambiente alfabetizador, priorizando as interações e partilhando de experiências entre alunos, escola, família e sociedade. Tudo isso, claro, é feito sem perder o referencial de que o professor é mediador (condutor do processo) e que deve estar sempre muito bem fundamentado para intervir de forma adequada, garantindo o sucesso do trabalho.

A proposta de trabalho da Escola Ethos está voltada para uma aprendizagem que tem função social, onde os conhecimentos tenham aplicabilidade prática e cotidiana. Respeitamos sempre os níveis de desenvolvimento de cada aluno, e nos preocupamos com a formação do caráter, disciplina do aluno, organização, empenho e zelo por parte do professor. Buscamos sempre a excelência para a formação de uma cultura escolar de alta performance.

Quer saber mais sobre a nossa metodologia de ensino? Clique aqui.